Luis Moniz

 

 

 

 

" Desenvolvimento Pessoal "



O “Desenvolvimento Pessoal” assenta, essencialmente, em três pilares: Autoconhecimento, Crescimento Interior e Consciencialização do “Ser”.

Na minha publicação anterior referi que o autoconhecimento determina a expansão do “Ser” e da Felicidade, porque potencializa as nossas qualidades e identifica as nossas fragilidades (medos).
A evolução pessoal provoca uma necessidade de cada um de nós conhecer como “funciona” e o que pretende da vida. As respostas para estas perguntas estão dentro de cada um de nós.
O nosso percurso de vida deve estruturar-se num processo de conhecimento interno que conduza-nos a escolhas conscientes a partir do potencial talento e capacidades de cada um de nós, concretizadas a partir das nossas motivações internas e de forma sustentada. 
Na última década foram criados Cursos de Desenvolvimento Pessoal que possibilitam aos participantes entenderem a dualidade da Natureza e da vida humana, assim como compreenderem as razões das suas carências, doenças, crises, desilusões, etc..

O Desenvolvimento Pessoal é um tema que estuda o “Ser”.
Conceitos, conhecimentos e Mapas de Nascimento (Astrológicos), criam um potencial individual em cada Ser Humano.
O “Ser” nasce com um poderoso potencial, que por inconsciência, raramente é utilizado plenamente de forma positiva. 
Quando esse potencial se torna algo consciente é colocado ao serviço de grandiosas intenções, então, esta capacidade dá origem a grandes realizações que são dignas de reconhecimento.
Devemos descobrir o que fazer da Vida e procurar as ferramentas para colocarmos o nosso propósito de Vida em ação, com foco e clareza para tomarmos as decisões firmes. Porque nesta vida não erramos, simplesmente, acertamos ou aprendemos.
- Devemos aprender a “Ser” felizes, confiantes, com amor-próprio e orgulho.
- Porque pior do que o orgulho é a falsa humildade.
Sinónimos de orgulho:“Brio, dignidade, valor, honra, honradez, amor-próprio, exaltação, glória”.
Muitas vezes confundimos orgulho e soberba.
 “Soberba é uma manifestação da pretensão, da superioridade e do orgulho arrogante sobre as outras pessoas”. 
- Podemos escolher entre a força da vontade da nossa natureza consciente (presente no Universo) e o poder dos nossos desejos inconscientes provenientes do ego.
 - Não há castigos, há consequências, porque ignoramos o que é natural para nos entretermos com o artificial.
 - Nada mais natural do que a  Natureza / Cósmica.
- Somos o microcosmos ligados ao Macrocosmos.
 - Para além do autoconhecimento que sustenta a Felicidades, temos de entender e criar uma sintonia com o nosso plano Superior escrito no Céu à hora do nosso nascimento.

- Conhecer o caminho é diferente de percorrer o caminho, passo a passo, conscientemente.
 - O único obstáculo é o medo que ativa a posse, o apego, a insegurança, a indiferença e outros agentes (irracionais)   intervenientes.
 - A dificuldade aguça o engenho e superando os grandes obstáculos evoluímos verdadeiramente.

Em cada experiência temos de estar de corpo e alma, unindo o Céu e a Terra e não divididos, a fim de tirarmos o máximo de cada experiência.
Aliás, a divisão cria sofrimento.
- Pior do que a morte é a repetição (morrer interiormente enquanto vivos).
- A única prova de vivermos é crescermos.
Presentemente não é difícil entendermos a necessidade do autoconhecimento que permite-nos aprender, perceber, refletir e evoluir; compreendendo o caminho da Consciência “Universal/Cósmica”!

 

Aquele abraço